Português



Este texto é livremente baseado na obra-prima da literatura árabe mais conhecida do mundo, As Mil e Uma Noites.
 Todo mundo conhece a sábia e astuta Sherazade que conseguiu seduzir o rei da Pérsia contando-lhe todas as noites uma história diferente e cativante.
Neste texto você encontrará algumas das histórias mais interessantes, grotescas e maliciosas das Mil e Uma Noites retrabalhadas em uma nova história envolvente.


Traduzido por Jean Pierre Barakat:
Era uma vez um sultão riquíssimo e poderoso. Ninguém no mundo possuía um palácio digno do seu, branco e com enormes cúpulas douradas. Reluzia, parecia um pedaço de sol na Terra. Havia, no seu interior, nos quartos suntuosos, todo bem possível e imaginável, tapeçarias preciosas e uma quantidade imensurável de pedras preciosas e ouro. Ele também tinha um harém com seiscentas concubinas, todas bem mais lindas que a Lua. Sua grande riqueza não causava inveja excessiva, até porque o sultão era dotado de beleza e pureza de espírito digna de respeito.
As pessoas o amavam por que ele se importava muito com o seu povo. O Sultão, muitas vezes, com seu vizir fiel, se disfarçava de plebeu e perambulava pelas ruas do reino para entender como ele poderia tornar a vida dos pobres mais agradável. Cada gesto magnânimo digno de ser relatado era obra do sultão. Assim, era impossível para o seu povo não lhe oferecer-lhe a sua devoção.
Durante uma de suas visitas secretas, o sultão e o vizir estiveram ao mercado, onde o sultão foi fulminado pela extraordinária beleza de uma serva. Ordenou que o vizir barganhasse o valor mais justo possível para compra-la. O vizir já estava se preparando por uma longa e árdua negociação. No entanto, o comerciante de imediato propôs um preço muito baixo.
O sultão interveio então e retrucou ao comerciante que ele só poderia estar louco ao vender tal beleza por este preço. Ao que, o comerciante, que era um homem até muito piedoso e honesto para seu trabalho, admitiu temer essa mulher porque a considerava agourenta. Mal podia esperar para se livrar dela, mas ao mesmo tempo temia que ela pudesse prejudicar os outros. O sultão perguntou como ele podia afirmar tais coisas. O comerciante respondeu...


Onde comprar o livro online:
- Barnes&Noble (ebook)
- Kobo (ebook)
- Mondadori Store (ebook)
- laFeltrinelli (ebook)
- Amazon (ebook)
- Amazon (livro)
- Scribd
- Tolino
- 3M
- Baker and Taylor
- Follet
- Overdrive
- Gardners
- Chegg
- Streetlip